Como usar batom vermelho

Foto: Reprodução
Se você adora a moda do batom vermelho, mas toda vez que tenta passar fica se sentindo uma cópia mal feita da Vovó Mafalda, cara leitora, nós temos algo em comum. Já tentei tons mais abertos, mais fechados, mas sempre acabo tirando tudo e passando o bom e velho “cor de boca”. Como ainda não desisti completamente da ideia de pelo menos uma vez na vida usar batom vermelho, resolvi conversar com a maquiadora Virgínia Gregório, do Studio W, para descobrir se, afinal, o batom vermelho é permitido para as pobres mortais ou se é mais um item que só fica bem nas fotos de celebridades em festas badaladas.
Toda mulher pode usar o batom vermelho? Existe alguma restrição?
Existe restrição. Lábios muitos finos não ficam bem com o batom vermelho, porque eles somem no rosto, fica apenas um risquinho. As mulheres mais velhas, por terem naturalmente os lábios mais murchos também devem tomar cuidado. Para as que quiserem arriscar eu recomendo usar um lápis de boca do mesmo tom do batom, para fazer a boca crescer um pouco.
Tenho a impressão que batom vermelho só fica bom em quem tem dentes perfeitos. É verdade ou quem tem os dentes um pouco tortinhos pode passar?
O batom vermelho sempre deixa os dentes mais bonitos. Por criar um contraste ente as cores, os dentes sempre ficam parecendo mais brancos do que são. Mas é evidente que uma boca vermelha sempre vai chamar a atenção para os dentes. Se eles não forem seu ponto forte e você não quiser chamar a atenção para eles, é melhor escolher outra cor.
Existe um tom adequado para cada tipo de pele?
Para as branquinhas os vermelhos alaranjados ficam melhores. Para as que têm a pele mais morena, aquela meio cor de oliva, todos os tons ficam bons, desde os alaranjados até o vermelho sangue. Para as mulatas eu recomendo os tons de vermelho mais fechados, e para as negras o batom deve ser bem escuro, cor de rubi. As mulheres de pele negra devem sempre aplicar uma base na boca, para uniformizar a cor, antes de aplicar o batom.
Qual o jeito certo de passar?
Para evitar gafes como o dente sujo eu recomendo usar os vermelhos opacos, sem brilho. Esses podem ser passados direto na boca, sempre tomando cuidado com o contorno. Quem usa batom vermelho não pode apenas passá-lo de manhã e esquecer. Ele exige manutenção e deve estar sempre impecável, caso contrário fica vulgar e passa uma imagem de relaxo. Aquela história de passar pó por baixo do batom é desnecessária. Hoje em dia eles são modernos e têm alta fixação. Você pode até beijar alguém que ele continua no lugar.
E o resto da maquiagem, como deve ser?
Um olho preto esfumado fica bem com o batom vermelho, assim como uma maquiagem leve, apenas corretiva. Tudo depende da ocasião. A única coisa com que se deve ter cuidado é com o blush. Ele deve ser usado o mínimo possível, só para tirar a palidez. Blush forte com batom vermelho fica exagerado, não combina.
Com que tipo de roupa os batons vermelhos combinam?
Acho que hoje em dia o batom vermelho é liberado para qualquer ocasião. Fica bem em uma festa ou com calça jeans e camiseta. O importante é ele sempre estar impecável na boca.
 Por Natália Spinacé
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s