Inverno 2012 e a botinha de cano médio

Botinhas no camarim da New Order (Agência Fotosite)

Tudo bem que ainda falta a outra metade da temporada de moda nacional, mas já dá para apontar a botinha de cano médio como um dos principais acessórios do próximo inverno. No Fashion Rio, ela foi protagonista de muitas das coleções, aparecendo com vestidos soltinhos, com calças com pegada de alfaiataria e até com saias longas como no desfile do Walter Rodrigues. Em tempos de moda pé no chão, faz sentido que estilistas, meio antenas sensitivas dos ânimos sociais, tenham optado por um calçado de aspecto quase bruto, forte e de contornos masculinos/trabalhadores, originalmente usado para proteger o pé da lama e das mais adversas condições, em tempos em que o mundo tenta se equilibrar num instável cenário econômico.
Os coturnos da Ausländer e Walter Rodrigues e a botinha da Nica Kessler (Agência Fotosite)
Botas da Àgatha, New Order e Giulia Borges (Agência Fotosite)

Interpretações à parte, o que você precisa saber sobre um dos principais calçados do inverno 2012 é o seguinte: os materiais são diversos, mas o couro e o plástico com aparência de vinil ganham destaque; os saltos também vão dos altos aos baixos, porém são estes últimos que se mostram mais interessantes, ainda mais quando combinados com calças e saias longas, mas de barra encurtada (deixando só uma faixinha de pele à mostra); e o comprimento do cano termina sempre um pouco acima do tornozelo.
A parte chata é que os comprimento medianos, ainda mais com saltos baixos, são um tanto ingratos para nós não-modelos. Como elas cortam a silhueta de forma abrupta, geram aquele efeito achatado, engrossando as pernas. Para evitar isso, vale optar por modelos em tons próximos ao da pele, ou combinar a bota com calça ou meia-calça da mesma cor. Assim, a silhueta fica mais unificada, dando uma impressão mais alongada.
Por Luigi Torre

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s