Dicas para usar terno no verão

O tecido e a cor fazem toda a diferença na hora de se vestir formalmente no verão

Foto: Getty Images
Comprar um terno do material certo é a saída para não correr o risco de se jogar de paletó, camisa, calça e gravata na primeira piscina que vir pela frente no verão
Homens que trabalham diariamente ou esporadicamente de terno e gravata podem ficar elegantes e confortáveis também no verão. O segredo está em escolher peças feitas de fibras naturais, como lã fria, linho e algodão, de gramaturas menores, ou seja, mais finos e leves. Vale usar versões puras ou as mesclas, que misturem lã fria e linho, ou lã fria e seda, por exemplo.
“Para o verão, indico os tecidos naturais com gramatura menor, para que a evaporação para o meio externo seja mais fácil. Esses tecidos retêm menos vapor e transpiração. O linho é uma fibra que dá estrutura e é bem aberta. É a mais indicada para o clima do Brasil no verão, mas amarrota”, explica o consultor de estilo e proprietário da Alfaiataria Persona, Luiz Aziz Neto. Assim, nesta época, fuja dos tecidos sintéticos, que dificultam a transpiração, o que aumenta a sensação de calor.
O estilista Ricardo Almeida recomenda os ternos de lã fria super 130. “Quanto menor a titulagem do fio, como 150, 140 ou 130, o terno vai ser mais fino e o homem não vai passar calor forte.” Segundo ele, algumas lojas trazem essas informações nas peças. Em outras, o vendedor poderá dar as orientações. “Ao pegar, dá para perceber a diferença.”
Camisas de algodão ou linho são as mais indicadas quando as temperaturas sobem, pois permitem que a pele transpire melhor. Esqueça, portanto, as sintéticas, feitas de poliéster, que abafam e esquentam mais. As peças, sugere Ricardo Almeida, podem ter até 3% de elastano. 
No verão, é preciso ficar atento também às cores: as mais claras absorvem menos calor. “No Brasil, há a tendência de seguir os padrões ingleses, que tendem às cores mais fechadas, como grafite e preto”, diz Aziz Neto. Assim, se não puder fazer como os italianos e optar por um terno cinza claro ou bege, a dica é usar por um cinza médio ou azul escuro, sem perder a formalidade.
Por Andressa Zanandrea

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s